As ferramentas de tecnologia para pequenas empresas estão cada vez mais diversificadas para atender as necessidades desses empreendimentos permitindo acelerar processos e otimizar rotinas. É um recurso que permite criar uma série de diferenciais competitivos no mercado. Vale ressaltar que está cada vez mais fácil encaixar essas soluções no orçamento de companhias de pequeno e médio porte.
Tecnologia para pequenas empresas: Conheça e entenda como elas podem ser úteis
Você tem pensado em adotar o uso de tecnologias para ajudar a tornar os processos internos do seu pequeno empreendimento mais assertivos? Então vai gostar da lista que elaborei a seguir em que apresento algumas dessas possibilidades.
1 – Sistema ERP: Fundamental para a integração dos setores da empresa
Com um sistema ERP a sua companhia pode fazer a integração de todas as áreas, formar um banco de dados e tornar os processos automatizados. O reflexo disso é o aumento da produtividade em curto prazo. Também é possível melhorar o gerenciamento das compras e vendas realizadas pela organização, estabelecer o controle do fluxo de caixa, gerenciar o estoque e controlar a emissão de notas fiscais.
2 – Gerenciadores de tarefas: Organizando as rotinas internas
Independente do tamanho da empresa é sempre positivo contar com o auxílio de softwares gerenciadores de tarefas. Com essa ferramenta fica mais simples organizar as rotinas de produção, identificar o quanto dos projetos já foi concluído, distribuir tarefas para a equipe de acordo com sua qualificação, elencar prioridades, acompanhar as atividades de cada colaborador entre outros. Dentre as ferramentas mais utilizadas para essa finalidade por pequenos negócios estão Trello, MeisterTask e Asana.
3 – Realização de videoconferências: Redução de custos de deslocamento
Sua empresa está gastando muito em deslocamento dos seus colaboradores para a realização de reuniões? Se essas reuniões se mostram realmente imprescindíveis para o bom andamento do trabalho a dica é usar a ferramenta de videoconferência para reduzir os custos de maneira a ter resultados economicamente mais positivos. Algumas opções de ferramentas são Google Hangouts e Skype. Elimina os custos de deslocamento e otimiza o tempo dos colaboradores.
4 – Armazenamento de dados na nuvem
A grande facilidade que o armazenamento e gerenciamento de dados em nuvem permite é ter acesso as informações em qualquer lugar. A companhia não precisa fazer grandes investimentos para que seus funcionários possam compartilhar informações, basta ter uma boa conexão com a internet. A equipe passa a ter a oportunidade de trabalhar verdadeiramente em conjunto, pois todos têm o mesmo acesso aos documentos.
5 – Ferramentas para realizar a automação do marketing
Mais uma ferramenta dessa lista que muitas pessoas acreditam erroneamente que serve apenas para grandes companhias. Trata-se de um tipo de recurso que permite automatizar ações como campanhas, anúncios em redes sociais, posts, envio de e-mails, formação de lista de contatos, captação de leads entre outros. Dentre as ferramentas mais usadas para essa finalidade estão: RD Station, MailChimp e Hubspot.
6 – Ferramentas de big data
Na era da informação não são somente as grandes corporações que podem tirar proveito da análise de grandes volumes de informações. Pequenos empreendimentos que sabem utilizar as informações geradas pela análise dos dados podem detectar diversas oportunidades de crescimento no mercado. Para quem está iniciando nessa jornada de busca e análise de dados recomendo a ferramenta Google Analytics que permite compreender informações das redes sociais e do site da sua companhia.
7 – Mensuração de resultados
As ferramentas tecnológicas tornam mais simples o processo de mensuração e avaliação dos resultados obtidos pela companhia em diferentes projetos. Se a sua empresa tem dificuldade em avaliar o que está dando certo e o que precisa ser mudado é interessante contar com sistemas que fazem essa avaliação. Quem trabalha com dados consegue chegar a respostas mais satisfatórias no que concerne ao planejamento em médio e longo prazo.
8 – Aceleração de processos
Tenha certeza de que boa parte dos processos que são realizados atualmente dentro da sua companhia podem ser otimizados oferecendo resultados mais dinâmicos. O tempo é certamente um dos bens mais valiosos que qualquer corporação possui e a partir dessa aceleração será possível ganhar uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
9 – Redução da taxa de erros e retrabalho
A informatização de processos dentro da sua organização contribui para uma questão bastante relevante que é a de reduzir o retrabalho e a margem de erros dos processos. Quando se tem um sistema exato para a realização de determinadas atividades é mais fácil evitar erros que facilmente seriam cometidos pela ação humana. A tecnologia é uma grande aliada das companhias que querem fazer mais e melhor.
Conheça as ferramentas tecnológicas disponíveis para o seu segmento de atuação e encontre aquela que mais combina com a sua organização.
Fonte: Marcus Marques