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Produção de conteúdo e a sua importância para você se tornar referência no seu setor

A produção de conteúdo é uma estratégia cada vez mais utilizada por diversas empresas, mas como ter mais sucesso por meio dela? Confira!

Atualmente o conteúdo já é considerado um dos principais canais de transmissão entre as ofertas de uma marca e o interesse do seu público: por meio de conteúdos relevantes, a mensagem da sua empresa pode alcançar seus potenciais clientes, estabelecendo melhorias no relacionamento e aumento de vendas a longo prazo.

Com os avanços tecnológicos e midiáticos, o canal online de comunicação e vendas pode ir muito além de uma vitrine dos produtos ou serviços oferecidos, sendo um espaço em que é possível garantir mais visibilidade e reconhecimento e, ainda, construir autoridade no segmento em que atua, atraindo mais pessoas. 

Ao longo deste artigo, você vai descobrir o que é produção de conteúdo, qual é a importância dessa estratégia e como utilizá-la da melhor forma para aprimorar os seus resultados e se tornar referência no seu setor. Boa leitura!

O que é produção de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa atrair o público-alvo de um negócio, por meio da criação de conteúdos relevantes em diversos formatos, como vídeos, textos, imagens, e-books, landing pages, infográficos, entre outros, com o objetivo de gerar soluções, conquistar pessoas e se destacar da concorrência.

É importante ressaltar que a produção de conteúdo não deve ter o foco em vendas, mas em gerar benefícios a quem o lê, educando o público, esclarecendo dúvidas, mostrando formas mais simples de resolver algum problema, compartilhando mensagens atrativas e promovendo diálogos coerentes com a sua marca e os seus clientes.

Por que é importante investir em Marketing de Conteúdo?

Você já quis saber mais sobre uma marca ou um produto específico e, antes de decidir pela compra, resolveu conferir mais informações sobre ele e a marca em geral pelas redes sociais? Pois é, além do consumo, as pessoas geralmente buscam conhecer mais sobre a empresa por trás dos seus produtos ou serviços.

Focada em engajar o público e captar mais clientes de forma orgânica, a criação de conteúdos relevantes e valiosos pode gerar diversos benefícios para o seu negócio, entre eles:

  • aumento de visitas no seu site;
  • entrada de novos clientes em seus canais de vendas;
  • geração de credibilidade e segurança;
  • reconhecimento da marca;
  • captação de leads de qualidade e conversão em vendas;
  • aumento do lifetime-value (LTV);
  • redução do custo de aquisição de clientes (CAC);
  • mais satisfação para os clientes;
  • melhorias no relacionamento com o público.

Como utilizar a produção de conteúdo a seu favor?

Para criar conteúdos de qualidade nos canais da sua empresa, é essencial adotar algumas práticas no dia a dia da sua empresa, a fim de ter resultados ainda melhores com o investimento nessa estratégia. Confira, a seguir, algumas dicas que reunimos para ajudar você nesse processo. 

Invista em profissionais especialistas em conteúdo

Um dos passos mais importantes para começar (ou melhorar) a produção de conteúdo da sua empresa é investir em especialistas em Marketing de Conteúdo. Ao contar com o apoio desses profissionais, você terá condições de focar em outras atividades e obter um retorno mais bem-sucedido e seguro.

Analise a concorrência

Observar o que os concorrentes estão fazendo não quer dizer que você deve fazer o mesmo, mas elaborar uma avaliação mais específica sobre quais conteúdos estão gerando mais engajamento e quais são os que devem ser evitados, por exemplo. 

É uma forma de se inspirar e ter uma base mais assertiva para criar o conteúdo da sua empresa, focando nos diferenciais dos seus produtos ou serviços, na sua identidade de comunicação, nas preferências do seu público e nas metas almejadas.

Conheça a sua persona

Quem é o cliente ideal da sua organização? Quais são as necessidades e preferências do seu público? É fundamental ter um conhecimento aprofundado sobre os seus clientes, definir a persona e, assim, entender como conversar com eles de forma mais assertiva e eficaz.

Utilize conteúdos evergreen

Conteúdos evergreen basicamente são informações mais aprofundadas e completas sobre diversos temas, que não perdem a validade com o passar do tempo. 

Lembre-se dos hiperlinks

Os hiperlinks inseridos no conteúdo podem levar os leitores para páginas internas (materiais interessantes da própria empresa) ou para páginas externas (apresentando assuntos relacionados à publicação em sites de parceiros ou de outros negócios), ampliando a informação oferecida aos usuários e melhorando o posicionamento do seu site em páginas de pesquisa.

Distribua os conteúdos em seus canais

Por mais que algumas empresas tenham mais engajamento com suas publicações em uma determinada rede social, é mais importante montar uma estratégia de distribuição do conteúdo em diversos canais do que focar apenas em um, a fim de aumentar a visibilidade e ampliar as oportunidades de reconhecimento da marca.

Acompanhe os resultados obtidos

Um bom conteúdo envolve criatividade, conhecimento e estratégia. Então para ter mais sucesso nesse processo, vale analisar os resultados obtidos em cada canal de comunicação e vendas da sua empresa. 

Analisar o número de visitas, as informações dos usuários, métricas de SEO e quais publicações foram mais relevantes são alguns dos dados que você pode observar para entender o que deve mudar e quais são os conteúdos mais relevantes para o seu público.

Faça planejamentos frequentes 

Planejamento é sempre necessário, e com produção de conteúdo não seria diferente. Com base na análise de dados, você pode ampliar a sua visão sobre os próximos passos, entendendo o que pode gerar melhores resultados de acordo com os objetivos e valores do seu negócio.

Por meio da criação de um bom conteúdo, a sua empresa começa a construir autoridade no mercado, atraindo mais visibilidade e reconhecimento, gerando credibilidade e segurança, e obtendo resultados mais satisfatórios a longo prazo para dar os próximos passos de forma mais objetiva.

E o que é um bom conteúdo? É aquele que tem a ver com os propósitos, a missão, visão e os valores da sua empresa, além de dialogar perfeitamente com o que os seus clientes buscam, suas necessidades e preferências, sendo feito com pesquisa, dedicação, ética e responsável.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre o que é produção de conteúdo e qual é a importância dessa estratégia para a sua empresa se destacar mais no setor em que atua.

Confira a influência das redes sociais na comunicação humana.