Empresas com maior taxa de retenção de talentos se diferenciam por oferecer uma base mais ampla de benefícios trabalhistas para os seus funcionários. Para grande parte dos profissionais a principal motivação para permanecer nos quadros de colaboradores de uma companhia não é o salário e sim os benefícios extras (aqueles que não são obrigatórios por lei). Benefícios complementares ao salário funcionam como motivação para retenção.
O que são benefícios trabalhistas?
Basicamente os chamados benefícios trabalhistas são complementos ao salário do funcionário, alguns são obrigatórios pela CLT e outros opcionais. Na lista das obrigatoriedades das companhias com seus funcionários de carteira assinada estão:
Vale-transporte
Cabe ao empregador custear o deslocamento do funcionário até o trabalho.
Adicional noturno
Benefício concedido para funcionários que trabalham entre 22h e 5h, para cada hora trabalhada é acrescido 20% ao valor da hora.
FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)
Mensalmente o empregador é obrigado a realizar depósito numa conta em nome do funcionário para lhe dar suporte em caso de demissão. Para isso é realizado um desconto de 8% do pagamento funcionário.
13° salário
Salário extra recebido pelo colaborador anualmente.
Férias remuneradas
A cada 12 meses de trabalho ininterruptos o colaborador tem direito a tirar 30 dias de férias, esses dias podem ser divididos em até três períodos. O funcionário tem direito a receber adiantamento do salário com adição de 30%.
Seguro desemprego
Benefício destinado aos trabalhadores que tenham sido demitidos sem justa causa.
Opções de benefícios trabalhistas extras
Para motivar e reter talentos algumas organizações têm apostado na oferta de benefícios trabalhistas extras, confira a seguir a lista que elaborei com os principais deles.
Planos de saúde
O plano de saúde é o benefício extra mais relevante na avaliação dos profissionais e por vezes o fator decisivo de se manter numa companhia. Quando o benefício se estende aos familiares do funcionário adquire ainda mais peso. É possível conseguir boas vantagens junto às seguradoras de saúde para planos empresariais. Os seus colaboradores trabalharão com mais motivação e tranquilidade sabendo que terão assistência em caso de emergência.
Vale-cultura
Esse benefício oferece um valor mensal para que os funcionários da sua empresa invistam em programas e produtos culturais. Pode ser usado para comprar ingressos de cinema e teatro, livros entre outros. É um benefício que permite ampliar os horizontes culturais dos funcionários e ainda promove o seu bem-estar.
Vale-academia
A saúde do corpo está intimamente ligada à saúde mental e por isso várias empresas têm apostado na oferta do benefício conhecido como vale-academia. Trata-se de um convênio com uma academia parceira em que os colaboradores podem se matricular com descontos e têm auxílio da contratante para pagar a mensalidade. Busque fechar uma boa parceria com uma academia para que esse benefício não impacte as finanças.
Adiantamentos
A realidade de muitos profissionais é ver o salário acabar antes do fim do mês, para dar mais tranquilidade aos seus funcionários é possível ter um sistema de adiantamentos. Assim quando a situação ficar complicada o funcionário solicita uma parte do pagamento. Essa ‘ajudinha’ pode ser o ponto diferencial para o colaborador desejar permanecer como seu funcionário.
Benefícios focados no bem-estar dos funcionários
Na lista de benefícios trabalhistas extras que podem ser oferecidos estão pequenas ações que não têm grande impacto financeiro como a contratação de um profissional para realizar ginástica laboral uma ou duas vezes por semana com os seus colaboradores ou serviços pontuais de massagem. Ter uma pequena biblioteca e/ou um espaço para que os funcionários possam tirar 5 minutos de descanso também conta.
Programas de mentoria
Muitos profissionais têm como sua grande prioridade o crescimento e desenvolvimento de seus potenciais. Dessa forma, o benefício de mentoria se torna um diferencial de impacto. Para quem não conhece, os programas de mentoria têm como base o compartilhamento de experiência de um profissional com mais tempo de mercado com os mais jovens.
A própria companhia se beneficia, pois os colaboradores com menos experiência conseguem desenvolver melhor as suas habilidades e talentos obtendo mais sucesso em seu dia a dia de trabalho. Para profissionais em início de carreira é um benefício com potencial de retenção.
Entenda o que os seus colaboradores desejam
No momento de criar um programa de benefícios trabalhistas extras para os profissionais da sua companhia é interessante considerar quais são os desejos deles. Analise quais são as necessidades e as buscas desses colaboradores para lhes dar benefícios que sejam vistos como diferenciais que os farão querer permanecer no quadro de colaboradores.
Não adianta oferecer benefícios incompatíveis com o conjunto de necessidades e desejos dos profissionais da sua organização. As pessoas somente irão querer permanecer no quadro de funcionários com motivações reais.
Fonte: Marcus Marques