O WhatsApp foi um dos aplicativos que apresentou maior crescimento desde sua criação até o momento presente. Para se ter uma ideia são trocadas diariamente mais de 40 bilhões de mensagens pela plataforma, um número bastante expressivo e que não pode ser ignorado. Muitos empresários já consideram o app como uma ferramenta de vendas.
Confira 7 dicas para usar o WhatsApp para aumentar as suas vendas
Abaixo listei 7 dicas pontuais para tornar o WhatsApp um grande aliado para aumentar o seu volume de vendas. Então que tal começar a colocar em prática?
1 – Estratégia de confirmação dupla
Recebe o nome de confirmação dupla a estratégia em que o cliente salva o número do WhatsApp da empresa em seu celular para enviar uma mensagem obtendo alguma recompensa como um desconto ou frete grátis. A ideia é bastante simples, basta criar uma postagem em sua fanpage do Facebook ou no perfil do Instagram com a seguinte mensagem: “Envie a palavra DESCONTO para o WhatsApp XX XXXX-XXXX e ganhe 30% na primeira compra”.
O cliente confirme duas vezes o interesse pela sua marca, a primeira quando decide fazer a compra e a segunda quando salva o número em seu celular. Com isso a sua companhia terá um bom banco de dados de clientes.
2 – Use o WhatsApp web
Para tornar o gerenciamento do uso do WhatsApp mais assertivo para se comunicar com os clientes é interessante usar a sua versão web, ou seja, para computador. Isso permite colar links copiados de outras abras, enviar arquivos disponíveis na máquina entre outros.
O uso da versão web é bastante simples, você só precisa fazer a leitura do QR code com seu celular de maneira a ter acesso a página do seu WhatsApp. Administrar listas de transmissão fica bem mais simples.
3 – Listas de transmissão ao invés de grupos
Se o seu objetivo é manter uma interação de vendas saudável com seus consumidores pelo WhatsApp a dica é apostar no uso de listas de transmissão (recurso que possibilita encaminhar uma mensagem para até 256 contatos de uma vez) ao invés de grupos. Um grupo nesse app pode ser satisfatório para tirar dúvidas ou para dar suporte técnico, mas para alavancar as vendas não.
O primeiro ponto é que os grupos podem facilmente se tornar um espaço de envio de mensagens de spam chegando inclusive a irritar alguns usuários. Além disso, como no grupo muitas mensagens são enviadas pode acontecer de alguns participantes simplesmente não verem a comunicação feita pela sua empresa. O envio particular das mensagens ainda cria uma sensação de proximidade com o cliente.
4 – Captura de WhatsApp em landing page
Uma forma inteligente de formar um banco de dados com números de WhatsApp de clientes é por meio da captura desse dado através de landing pages. Em troca do fornecimento de um conteúdo como um vídeo, um e-book ou outro é possível solicitar que o interessado forneça o seu número. É importante que a recompensa oferecida ao cliente seja satisfatória afinal ele te dará uma informação preciosa de si.
5 – Ofereça conteúdo
Conteúdo de qualidade pode ajudar a fidelizar os consumidores, contudo, é essencial saber qual é a medida de bom senso, ou seja, até que ponto se está agradando e quando se está criando uma situação desagradável. Observe o perfil dos seus clientes para analisar qual a melhor frequência de envio de mensagens, pode ser uma vez por semana ou até quatro vezes, tudo dependo que irá agradar.
As mensagens podem ser de texto, áudio, vídeo ou links. O WhatsApp pode ser usado ainda para promover suas outras redes sociais. Lembre-se de enviar apenas conteúdos adequados para a sua audiência, que agreguem.
6 – Crie campanhas específicas para o WhatsApp
Nada melhor para estimular os consumidores a comprar do que uma campanha em que fique claro que se está obtendo uma vantagem específica daquela plataforma. É possível enviar uma imagem em que seja apresentada uma promoção com desconto especial para clientes do WhatsApp ou ainda a menção de que são os últimos itens do estoque. A ideia é criar a necessidade de compra imediata.
7 – Interaja com seus consumidores
Use esse espaço para interagir com os seus consumidores de forma prática tirando eventuais dúvidas que eles tenham e aproveitando para intensificar os laços existentes. O WhatsApp oferece um tipo de comunicação bastante prático para o dia a dia e cria no cliente a sensação de proximidade com a companhia.
É fundamental que as respostas sejam educadas e solucionem os problemas de quem está entrando em contato. Não há nada mais frustrante do que a sensação de que não se está sendo atendido com assertividade e praticidade.
Fonte: Marcus Marques