8

dez

O que é rebranding e qual a sua importância para o mercado B2B?

O mercado de empresas B2B tem crescido cada vez mais ao redor do mundo, mas é preciso ter cuidado com a imagem da marca e entender a importância do rebranding para ter mais sucesso no mundo pós-pandemia. Saiba mais!

Provavelmente você já ouviu falar em branding, mas será que sabe o que significa rebranding? Por mais que pareça um termo quase igual, é necessário ter atenção às mudanças do mercado, do segmento em que atua, dos consumidores e, especialmente, às transformações que a sua empresa deve passar também.

Ao ter uma boa estratégia de marca, o processo de tomar decisões e fazer planos para o futuro se torna mais fácil e eficaz. Isso porque a estratégia deve envolver diversos pontos essenciais, como posicionamento, diferenciais, voz, personagem, revisão competitiva, personas de audiência e identidade visual do negócio.

Basicamente rebranding se refere ao conjunto de ações estratégicas que possuem o objetivo de reposicionar uma empresa no mercado, melhorando a percepção do consumidor e os resultados a longo prazo. 

Isso vale tanto para marcas que precisam de um novo posicionamento quanto para aquelas que desejam expandir suas possibilidades e manter o seu funcionamento em dia. 

Prossiga na leitura deste artigo para saber mais sobre a importância do rebranding para empresas B2B, e descobrir como ter sucesso com a sua. Siga conosco e confira!

O que é rebranding?

Com o avanço da tecnologia, o comportamento do consumidor passou por diversas transformações extremamente relevantes: os clientes deixaram de ser vistos apenas como receptores das mensagens publicitárias das marcas e passaram a interagir diretamente com essas informações.

Segundo o livro “Marketing 3.0”, de Phillip Kotler, a relação entre consumidor e empresas passou por um processo de horizontalização, o que tem gerado mudanças profundas nas estratégias e nos valores das empresas ao redor do mundo.

Assim, o principal objetivo do rebranding é mudar positivamente a percepção do público com relação à marca, e isso envolve uma série de mudanças envolvendo não apenas a imagem da empresa, mas até o nome, o logotipo, a linguagem, a identidade visual e o tom de voz, entre outros elementos.

Por que o rebranding é importante para empresas B2B?

Certo, o rebranding é uma forma de melhorar a percepção que as pessoas têm a respeito de uma marca, mas por que isso seria importante também para as empresas B2B? 

Apesar de o público do mercado B2B não ser o consumidor final, toda marca precisa atentar para a sua comunicação para ter mais sucesso e se destacar perante à concorrência. 

De acordo com o estudo “2021 Global Marketing Trends: Find your focus“, as empresas que atuam com transparência e prezam pela experiência humana, gerando mais credibilidade, podem conquistar melhores resultados no mundo pós-pandemia. 

Nós sabemos que o principal foco da maioria das empresas B2B é focar na qualidade dos seus serviços e produtos, mas é cada vez mais necessário atentar também para os seus clientes, a fim de tratá-los com respeito, equidade, honestidade, ética e transparência e, assim, fidelizá-los com mais eficácia.

O mundo tem mudado bastante, o comportamento do consumidor também e, para acompanhar as transformações, é preciso pensar no impacto que a sua empresa gera não somente ao segmento em que atua hoje, mas principalmente aos clientes, ao meio ambiente, futuro, parceiros, fornecedores e o mundo como um todo.

Quando a sua empresa deve investir em rebranding?

Será que o seu negócio já precisa repaginar a identidade de comunicação? Para saber isso, vale atentar a alguns detalhes e acompanhar o que os concorrentes estão fazendo, além das tendências de mercado. Há alguns sinais relevantes que mostram quando você deve investir em rebranding na sua empresa, entre eles:

  • baixo engajamento com o público;
  • a mensagem transmitida não tem a ver com as necessidades e preferências dos clientes;
  • redução de vendas e lucros;
  • imagem da marca afetada negativamente;
  • necessidade de mudança de nicho ou expansão de mercado;
  • baixa geração de competitividade no mercado.

Alguns dos principais benefícios de repaginar a sua marca B2B são a possibilidade de se desenvolver com excelência no ramo em que atua; aumentar as suas vendas e a carteira de clientes, utilizar processos inovadores e ferramentas tecnológicas para otimizar processos; manter a saúde financeira em dia e ter mais sucesso.

Lembre-se: para alcançar os objetivos e garantir as vantagens do rebranding, é indicado fazer pesquisa de mercado, conhecer o seu público, entender os perfis e as características dos seus clientes, monitorar os processos e elaborar estratégias baseadas em dados para efetivar planejamentos com mais acertos.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o que é rebranding, qual é a importância desse processo e o porquê de investir nele para se destacar mais no mercado B2B. 

Descubra como fazer um planejamento estratégico para alcançar as metas da sua empresa.